top of page

Em andamento: Eye tracking na PUC-SP

Em outubro de 2016 me reunia pela primeira vez com o professor Antônio Marchionni, Ph.D em Filosofia e em Teologia pela Pontifícia Universidade di Propaganda Fide em Roma, Bacharel em Letras Clássicas pela Universidade Católica de Milão, convidando-o para que aceitasse me orientar numa investigação científica ainda não explorada no Brasil: o estudo e a análise do processo de criação e recepção de obras de arte, principalmente artes sacras, por meio da tecnologia de rastreamento ocular, o eye tracking. O estudo ainda está na em andamento, mas vem tendo ampla aceitação dos diretores e professores da PUC. O professor Ph.D Daniel Gatti, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP, apoiou a pesquisa, e aderiu a nossa ideia sobre a necessidade científica e os benefícios acadêmicos que esta tecnologia trará para a PUC-SP e para sociedade, alocando os laboratórios do Campus de Ciências Exatas da PUC como local para nosso experimento prático.

Mas o que é Eye tracking?

O eyetracking é uma técnica que tangibiliza o alcance das comunicações e o processo cognitivo por meio do rastreamento ocular, permitindo medir a posição e o comportamento do movimento ocular. É uma técnica comum em pesquisas sobre o sistema visual, psicologia, linguística e, nos últimos anos o seu raio de aplicação estendeu-se ao comportamento do consumidor.

Inovação

Nesse estudo, de um lado eu coloco as teorias de composição de imagem e layout, através de entrevistas com artistas sacros, e de outro lado, eu investigo na prática como essas criações são lidas e recebidas, através da tecnologia Eye Tracking. Duas empresas cederam essa apoio diretamente ao meu estudo, por meio de acesso a suas tecnologias. Uma é a suíça Tobii Pro e a outra é a israelense Feng Gui. Seus equipamentos estarão alocados no campus de tecnologia, Marquês de Paranaguá, enquanto a pesquisa é executada. Gatti quer também extrapolar esse estudo e contato com as empresas que as criaram para adquirir e equipar alguns laboratórios do campus com essa tecnologia. Universidades renomadas, como MIT, Harvard, USP e Unicamp se utilizam desse estudo ocular para entender e aprofundar pesquisas de cognição, saúde, aprendizagem infantil e de pessoas especiais com down, autismo, estudos de direção automobilística, e muitos outros. Então, a aquisição dessa tecnologia beneficiará diversos cursos e pesquisas, como por exemplo Design de Interação, Medicina, Biomedicina, Jogos Digitais, Publicidade e Propaganda, Pedagogia, Psicologia, entre outros. No mercado, fora do âmbito acadêmico, grandes empresas de marketing, empresas e agencias de publicidade líderes mundiais de mercado são clientes fidelizados dessas empresas. Ogilvy, Publicis, JWT, McCann Ericsson, Greygroup, Milestone são os clientes listados nos site da Feng GUI.

Abaixo, capa de divulgação. Os resultados serão divulgados no 2º semestre de 2018.


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page